window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-104455988-1');
Blog da Gena

Tudo sobre o setor de Energia Solar para empresas

Conversor ou inversor de energia solar: qual a diferença?

Conversor ou inversor de energia solar: qual a diferença?
Equipe Gena

Equipe Gena Energia Solar

15 de agosto de 2022

O inversor de energia solar é uma das peças principais no processo de geração e uso da energia fotovoltaica. Mas você sabe a diferença entre conversor e inversor solar?

Quando falamos em conversor ou inversor de energia solar, estamos falando da mesma coisa!

O inversor solar é um equipamento que tem a função de converter a energia elétrica produzida pelos painéis solares de corrente contínua para corrente alternada.

Por isso, como a função deste equipamento é converter a corrente, ele é conhecido também por conversor solar, embora seu nome técnico seja inversor solar.

Agora que você já sabe que não existe diferença entre conversor ou inversor solar, confira abaixo como funciona a produção de energia fotovoltaica e porquê é necessário que a energia elétrica gerada seja convertida.

  • Conversor ou inversor solar: o que é e para que serve?
  • Qual inversor solar devo escolher?

Conversor ou inversor solar: o que é e para que serve?

O inversor solar é um equipamento que integra o processo de geração e utilização da energia fotovoltaica produzida pelos painéis solares.

Portanto, para entendermos o que ele faz e porquê ele é um componente importante nesse processo, vejamos um pouco sobre como funciona a geração de energia elétrica pelos painéis solares.

Como um painel solar produz energia elétrica?

Um painel solar converte a radiação solar em energia elétrica por meio das células fotovoltaicas.

Ou seja, a fonte de energia utilizada por um painel solar é a luz do sol!

Inclusive, é por isso que painéis solares também podem ser instalados em locais onde as temperaturas não são altas, pois não depende do calor, e sim da radiação solar.

O painel solar é composto por placas fotovoltaicas que absorvem a luz do sol e transformam ela em energia elétrica.

A transformação ocorre quando os fótons presentes na luz solar atingem as células fotovoltaicas presentes nas placas.

Nesse momento acontece o que chamamos de “deslocamento de elétrons” resultante da colisão entre os fótons da luz solar e os elétrons dos átomos presentes nas células fotovoltaicas.

Com o deslocamento desses elétrons é que se gera eletricidade. 

No entanto, a energia elétrica produzida nesse processo possui corrente contínua (CC).

Aqui entra a necessidade do inversor de energia solar! Mas antes, vamos falar sobre a diferença entre corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA).

Qual a diferença entre corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA)?

De forma resumida, a diferença entre essas duas correntes é o modo em que os elétrons se deslocam para transmitir eletricidade.

Na corrente contínua, os elétrons se movimentam em apenas um sentido preferencial, como encontramos nas pilhas e painéis solares!

Já na corrente alternada, os elétrons se movimentam de forma oscilatória em torno da mesma posição. Exemplos de sistemas em corrente alternada podem ser encontrados em todos os aparelhos que alimentamos a partir de uma tomada!

Qual a função do inversor solar?

conversor ou inversor solar

Uma das vantagens da corrente alternada é a sua capacidade de distribuir energia elétrica por longas distâncias sem perder muita energia nesse caminho.

E é por essa razão que convertemos a energia elétrica de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA) para utilizarmos ela em residências e empresas.

Essa conversão, portanto, é realizada pelo inversor solar! Mas será que esta é sua única função? 

Além de converter a energia elétrica em uma corrente adequada para a rede elétrica, ele também tem outras funções importantes:

  • Direcionar para onde vai a energia produzida pelos painéis solares;
  • Em sistemas ligados em baterias, ele redireciona a energia em excesso para as baterias para ela ser utilizada posteriormente quando não há tanta incidência solar.

Qual inversor solar devo escolher?

Para escolher um bom inversor solar, é preciso pensar principalmente na sua eficiência.

Quanto mais eficiente for o inversor solar, menos energia produzida pelos painéis solares ele vai perder.

É recomendável que se utilize um inversor que perca no máximo 3% da energia elétrica gerada pelas placas fotovoltaicas.

Em 2019, o inversor solar da Huawei ganhou o prêmio Intersolar Award e o inversor da Fronius ganhou o mesmo prêmio em 2020.

Na Gena, nós utilizamos esses dois inversores solares para garantir eficiência nos sistemas que oferecemos de geração e uso da energia solar.

Se você ficou interessado, entre em contato conosco e faça um orçamento para sua empresa!

Equipe Gena

Equipe Gena Energia Solar

15 de agosto de 2022

Deixe seu comentário