Tudo sobre o setor de Energia Solar para empresas
window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-104455988-1');
Tudo sobre o setor de Energia Solar para empresas
Apesar de ser um assunto cada vez mais comentado, ainda existem muitas dúvidas sobre energia solar.
Quando temos uma pergunta sobre determinado assunto costumamos pesquisar na internet, não é mesmo? Mas quando é mais de uma questão nem sempre é fácil pesquisar uma por uma.
Por isso reunimos neste post as principais dúvidas feitas por quem pretende instalar o sistema. Desse modo é mais fácil encontrar várias respostas em um único lugar. Confira.
Essa é certamente uma das maiores dúvidas sobre energia solar. Temos um post completo falando apenas sobre esse assunto, por isso vamos explicar resumidamente como funciona a energia solar.
Basicamente a energia é produzida pela incidência da luz solar, e do calor. As nuvens podem atrapalhar um pouco o processo, porém mesmo assim é possível captar energia fotovoltaica em dias nublados.
De um modo geral o sistema absorve elétrons e os mesmo são levados para fora das células de energia solar e assim são utilizados como energia elétrica.
Agora que você já sabe como funciona a energia fotovoltaica, vamos partir para outras dúvidas sobre energia solar que não são muito comentadas por aí.
Responderemos a essas questões que muita gente gostaria de saber. Vamos lá?
Infelizmente não. A realidade é que energia elétrica continuará sendo utilizada no imóvel.
Mas a vantagem de ter energia solar é que você poderá pagar apenas o valor mínimo cobrado pela distribuidora. A economia pode chegar até 95% do valor da energia elétrica que você pagava anteriormente.
Em alguns meses pode ser cobrado um pouco além do mínimo, mas nada comparado à fatura sem energia solar.
Não é necessário. A instalação pode ser feita em qualquer telhado em bom estado. Claro que existem fatores como a inclinação e altura do telhado, que podem influenciar no valor da instalação, já que os riscos para o profissional podem ser maiores.
Outro fator que restringe um pouco é o tamanho do telhado. Se for pequeno talvez não suporte a quantidade de painéis pretendidos. Mas nesse caso um quintal grande e aberto pode solucionar o problema.
Definitivamente não. O tempo nublado não interfere muito na produção de energia, mas a sombra constante poderá danificar o sistema. Por isso é preciso atentar-se às árvores próximas, e outros elementos que podem fazer sombra, mesmo em uma pequena parte.
Quando a sombra é constante em determinado ponto do painel, pode ocorrer o superaquecimento das células da região, provocando até mesmo rachaduras no vidro.
Outro fator que pode causar sombra são as fezes de pássaros e outras sujeiras aculudas no painel. Por isso é importante manter a limpeza e a manutenção em dia.
Muita gente acredita que não, mas a realidade é que pode sim instalar energia solar em imóvel alugado. Esse assunto não é muito comentado e por isso é uma das principais dúvidas sobre energia solar. Mas como isso é possível?
O sistema pode ser instalado e reinstalado quando quiser. Não afeta a estrutura do telhado e por isso não traz problemas para quem mora em imóvel alugado.
Claro que é importante verificar antes com o proprietário se é possível instalar o sistema. Se for permitido, não há problemas, pode economizar energia sem problema algum.
Este é outro assunto não muito citado. A verdade é que um sistema pode sim gerar para outros imóveis, porém não é possível distribuir essa energia igualmente.
Essa divisão se chama “autoconsumo remoto”, e conta com o sistema instalado em um único imóvel.
Esse imóvel receberá toda a energia produzida, e apenas o excesso de energia será distribuído para os outros.
O método serve para ajudar a reduzir os gastos de outros imóveis, mas não no mesmo nível que o imóvel principal. Vale ressaltar também que para que isso seja possível todos os imóveis devem estar no nome do mesmo proprietário.
Continue acompanhando o blog para tirar mais dúvidas sobre energia solar.
Deixe seu comentário