Tudo sobre o setor de Energia Solar para empresas
window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-104455988-1');
Tudo sobre o setor de Energia Solar para empresas
A energia fotovoltaica, ou energia solar, existe a um tempo, mas apesar de crescente a sua utilização ainda é discreta no Brasil, por isso, poucas pessoas sabem como funciona essa energia
São muitos benefícios, desde economia financeiros até a redução dos impactos ambientais. Acompanhe e entenda como funciona a energia fotovoltaica.
Cerca de 70% da energia elétrica gerada no país vem de fonte hidráulica, sendo que temos diversas outras maneiras de produzir energia sem utilizar recursos naturais esgotáveis.
O aproveitamento da luz produzida pelo sol é uma ótima maneira de colaborar com o meio ambiente.
Cada vez mais as pessoas estão entendendo como funciona a energia fotovoltaica, e com isso ela está ganhando espaço, pois o alto valor da energia hidráulica está fazendo diversos consumidores repensarem a opção.
Foram feitos cálculos de comparação e o valor da fatura de energia elétrica proveniente de fontes hidráulicas sobe em um ritmo maior que o custo da energia fotovoltaica, e no final das contas a energia produzida pela luz do sol pesa menos no bolso do consumidor brasileiro.
A maioria das pessoas não sabe como funciona a energia fotovoltaica, e ao contrário do que muita gente pensa, a energia elétrica produzida com a utilização do sol não é feita apenas pelo calor que o sol emite, mas também pela iluminação que ele gera.
Sendo assim, não é preciso morar em um lugar onde o sol incida fortemente com poucas interrupções de nuvens. Sem dúvidas as nuvens fazem diferença no processo, mas isso não significa que a luz do sol, mesmo com menor intensidade, produza energia elétrica.
Vamos explicar de uma maneira mais técnica como é produzida a energia fotovoltaica: nesse método as células fotovoltaicas (ou células de energia solar) são produzidas por materiais semicondutores (na maioria das vezes é utilizado o silício).
Parte dos elétrons do material iluminado absorve fótons (partículas de energia solar) quando a célula sofre exposição na luz. De forma resumida, elétrons são transportados e levados para fora das células de energia solar e podem assim ser utilizados como energia elétrica.
Essa eletricidade que sobra vai para a rede elétrica e acumula como se fossem créditos.
Ela é redirecionada para o relógio de luz da sua residência(relógio bivolt que substitui o antigo) e pode ser utilizado durante a noite ou nos próximos meses.
Além de produzir energia limpa, você consegue reduzir o valor da sua conta de luz.
Os painéis fotovoltaicos não possuem partes móveis, e consequentemente quase não desgastam. A durabilidade estimada dessas peças é em torno de 25 anos, com a necessidade de apenas uma limpeza anual.
Com os grandes impactos que o meio ambiente vem sofrendo nos últimos anos é de extrema importância tentarmos nos adequar dentro do possível a qualquer método alternativo que não consuma algum recurso natural. A luz do sol é um recurso inesgotável, e consequentemente a sua utilização não causa grandes impactos no meio ambiente.
Gostou de conhecer mais sobre a energia fotovoltaica? Acompanhe o nosso blog para aprender mais sobre a energia solar.
Deixe seu comentário