Tudo sobre o setor de Energia Solar para empresas
Tudo sobre o setor de Energia Solar para empresas
Você já ouviu falar em Cidades Inteligentes ou Smart Cities? Sabia que fontes de energia alternativas têm um papel fundamental nelas?
Confira nesse post tudo que você precisa saber sobre esse conceito inovador que vem sendo foco de muitas cidades ao redor do mundo.
O que torna uma cidade “inteligente”? Segundo a FGV, de modo geral, são cidades que utilizam tecnologias da informação e da comunicação na gestão urbana.
Desse modo, conseguem potencializar um crescimento inteligente do espaço urbano e de como diversas esferas da sociedade utilizam esses espaços.
Por isso, podemos pensar no que significa “inteligente” no termo e ele se refere à ideia de “capacidade de resolver problemas”.
E é essa capacidade que é a base de toda a ideia de Cidades Inteligentes, pois são espaços que fazem um uso estratégico da infraestrutura e dos serviços.
A partir disso, são capazes de elaborar um planejamento urbano e estratégico capaz de suprir demandas sociais e econômicas de uma cidade.
Para ficar mais claro, as palavras abaixo resumem a ideia de Cidade Inteligente:
Se estamos falando de sustentabilidade, eficiência e inteligência, a Energia Solar entra como um elemento base para a ideia de Cidade Inteligente. Confira!
Pensando nisso, você sabia que fontes alternativas de energia possuem um papel fundamental no desenvolvimento de Cidades Inteligentes?
Como esses modelos urbanos são sustentáveis e automatizados, várias esferas da vida urbana passam a utilizar a energia de maneira eficiente e renovável.
Alguns exemplos são:
Portanto, a energia solar entra como uma forma sustentável de resolver de maneira eficiente problemas da sociedade que não são supridos com as fontes não renováveis.
Ou seja, para ser inteligente, não basta ser somente eficiente, nem apenas sustentável.
E a energia solar é capaz de unir esses dois elementos na propulsão de uma cidade que atende a diversas demandas sociais e econômicas.
Assim, cidades inteligentes contarão com fazendas solares eficientes, próximas aos centros de consumo.
Na contramão das grandes usinas afastadas dos centros de consumo, esse meio renovável de produzir energia elétrica tem menos perdas no caminho e mais eficiência na transmissão.
Segundo o ranking Connected Smart Cities 2021, dezenas de cidades brasileiras podem ser consideradas cidades inteligentes.
Entre elas, no topo da lista, estão São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Vitória (ES).
Para calcular esse ranking, a metodologia leva em conta 75 indicadores em diversos eixos temáticos, como mobilidade, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, segurança e empreendedorismo.
Além das centenas de cidades que compõem o ranking e que possuem grande porte em número de habitantes, o Brasil também possui uma pequena cidade inteligente que é referência mundial: Laguna, no Ceará.
A Smart City Laguna é a primeira cidade inteligente social no planeta, que está sendo construída do zero de maneira a aliar as tecnologias de uma cidade inteligente com um custo de vida acessível.
Usar a energia de maneira eficiente e sustentável é um dos pilares das Cidades Inteligentes.
Dá pra perceber que energia solar faz parte do futuro, né? Mas esse futuro já está acontecendo agora, e as cidades inteligentes são prova disso.
Vem pra Gena investir em um sistema fotovoltaico e entrar na dianteira da inovação e da sustentabilidade!
Deixe seu comentário