Tudo sobre o setor de Energia Solar para empresas
window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-104455988-1');
Tudo sobre o setor de Energia Solar para empresas
Diversos locais do país sofrem com crises no abastecimento hídrico, onde falta água para seres humanos, animais e plantações. Geralmente, a bomba de irrigação é uma das únicas formas de levar água para esses locais.
No entanto, nem sempre há uma rede elétrica próxima ou viável. Além disso, o alto custo de motores diesel para fornecer a irrigação também são um empecilho para a irrigação de lavouras.
Por isso, a energia solar se torna uma alternativa ideal para fornecer energia elétrica para as bombas de irrigação funcionarem. Entenda como funciona esse processo!
Um sistema de bombeamento e irrigação de água alimentado por energia solar possui diversas vantagens:
O processo é relativamente simples! O tipo de sistema utilizado depende da bomba.
Para bombas comuns, a energia elétrica precisa ter corrente alternada. Como a energia elétrica produzida pelos painéis solares é de corrente contínua, utiliza-se um inversor solar para transformar a energia elétrica de contínua para alternada.
Tecnologias recentes já permitem a construção de bombas solares. Esses equipamentos possibilitam que a bomba de irrigação seja alimentada diretamente pelos painéis solares, sem a necessidade de um inversor solar. Ou seja, elas funcionam diretamente em corrente contínua.
Para ambos os tipos de bombas, elas podem ser submersas ou acima da superfície.
A energia solar não é mais uma aposta do futuro, ela é uma realidade no presente.
Com a crise hídrica que o país enfrenta, fica cada vez mais claro que precisamos buscar alternativas para a geração e distribuição de energia elétrica.
Além da energia solar ser uma alternativa sustentável e energeticamente eficiente para esse propósito, ela também faz parte de projetos que democratizam o acesso à água.
Como vimos nesse post, a energia solar é uma forma de utilizar uma fonte renovável de energia para bombear e irrigar locais cujo abastecimento é crítico ou nulo.
Deixe seu comentário